Café de Chaleira do Sindicato Rural reuniu produtores para discutir soluções em tempos de desafios no agro

No clima de tradição do mês farroupilha e visando oferecer conteúdo relevante aos produtores rurais, o Sindicato Rural de Não-Me-Toque promoveu, na manhã do dia 24 de setembro, um Café de Chaleira seguido de palestra para seus associados. Este é o segundo ano consecutivo que a entidade organiza a ação, tornando-a um momento de encontro e troca de conhecimento.

O convidado para conduzir a palestra foi o assessor da presidência da Farsul, Luís Fernando Pires, que compartilhou temas de relevância para o setor agropecuário. Entre os principais pontos, Pires discutiu o endividamento dos produtores rurais, explicando em detalhes os recursos controlados, como Pronaf, Pronamp e outras linhas de crédito, e destacou as vantagens e desvantagens de medidas governamentais recentes após as enchentes, como a Medida Provisória 1247, o Decreto 12138 e a Resolução CMN 5.164, além de esclarecer quais operações ficam de fora dessas alternativas.

"Vivemos um momento delicado, onde a gestão financeira se torna crucial para a sobrevivência das propriedades rurais. É fundamental que os produtores conheçam as alternativas que o governo oferece, mas também estejam cientes das vantagens e desvantagens de cada uma delas, pois apresentam soluções, mas também impõem desafios que não podem ser ignorados", comentou Pires.

O palestrante também trouxe à tona a questão da insegurança jurídica e a importância do cumprimento da função social da propriedade, com destaque para a crise das queimadas que atingiram diversos municípios do país, alertando sobre as propostas do governo e medidas oportunistas que surgem nessas situações. "As crises climáticas afetam não apenas a produção, mas também a imagem e a credibilidade do setor. Precisamos estar unidos e atentos para combater a desinformação e a exploração que surgem em momentos de tragédia", acrescentou.

Ao final, o assessor enfatizou o papel da Farsul enquanto entidade de apoio ao produtor rural, enumerando ações que a Federação vem desenvolvendo para auxiliar o setor a enfrentar os desafios atuais.

A presidente do Sindicato Rural de Não-Me-Toque, Teodora Lütkemeyer, agradeceu a palestra do assessor e a presença dos associados, reforçando a importância do momento e o compromisso da entidade com seus associados.

"Nosso objetivo é sempre proporcionar conhecimento e suporte aos produtores. Este Café de Chaleira é uma oportunidade não apenas de confraternização, mas de troca de ideias e de busca de soluções para os desafios que enfrentamos diariamente no campo. O Sindicato segue firme no propósito de estar ao lado do produtor em cada etapa", disse Teodora.

O evento foi muito proveitoso, em um clima de camaradagem e solidariedade, que simboliza o espírito gaúcho.

Sindicato Rural de Não-Me-Toque

Texto: Ana Cláudia Stumm