Mulheres em Campo: Programa no Sindicato Rural desperta interesse feminino pela gestão rural

Mais uma importante iniciativa para despertar o interesse pela gestão rural e ampliar o protagonismo feminino no agronegócio está sendo promovida pelo Sindicato Rural de Não-Me-Toque. Quatorze produtoras rurais iniciaram em maio o Programa "Mulheres em Campo", desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

Algumas das mulheres que estão se desenvolvendo com o Programa

O objetivo é capacitar as mulheres para que possam assumir um papel mais ativo na administração das propriedades rurais, ressaltando suas competências de liderança, determinação, superação, sensibilidade, flexibilidade e multifunções.

Estruturado em cinco módulos ao todo, o conteúdo programático abrange tópicos como Diagnóstico e Empreendedorismo, Planejamento, Custos de Produção, Indicadores de Viabilidade e Comercialização e Desenvolvimento Pessoal, temas fundamentais para gerir com eficiência o negócio rural.

Ao longo dos encontros, as participantes são incentivadas a descobrir e explorar seu potencial e o de suas propriedades, aprendendo a planejar e transformar atividades em negócios rentáveis, realizando discussões, dinâmicas de grupo, atividades individuais e com suas famílias, tornando o aprendizado mais efetivo e interessante.

“A busca por conhecimento entre as mulheres do agro está aumentando, e o "Mulheres em Campo" vem para contribuir nisso, despertando o interesse pela gestão e ampliando o protagonismo feminino. Através do aprendizado, será possível oferecer algumas ferramentas básicas necessárias para que as participantes possam colaborar no gerenciamento das suas propriedades, com eficiência e sucesso, consolidando assim o seu papel fundamental na economia rural”, destacou a presidente do SR, Teodora Lütkemeyer.

Nesta sexta-feira elas se encontrarão novamente para realizar o quarto módulo. A condução da turma está sendo feita pela instrutora do Senar, Izabel Cristina Dalemolle.

Por Ana Cláudia Stumm

Sindicato Rural de Não-Me-Toque