top of page

Tratoristas e Eletricistas Rurais foram capacitados pelo Senar no Sindicato Rural

Promovendo novos conhecimentos para profissionais do campo, o Sindicato Rural de Não-Me-Toque ofereceu mais dois cursos de formação rural, através do Senar-RS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).


Nos dias 21 a 25 de agosto, 09 alunos aprenderam sobre a manutenção e operação de Tratores Agrícolas, com o instrutor do Senar, Darci Lopes. Com duração de 40 horas e a realização de atividades teóricas e práticas, o curso contemplou assuntos como segurança no trabalho e Código de Trânsito Brasileiro, os componentes básicos e funcionamento dos tratores agrícolas, bem como motor, eixos, sistemas que compõem o equipamento, diferencial, constituição do pneu, lastragem, painel de instrumentos de controle e comando de operações. Também foram abordados os tipos de manutenção, principais cuidados da manutenção preventiva, manual do operador, trocas de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, revisão da parte elétrica, índice de patinagem, limpeza e higienização das ferramentas de trabalho, entre outras atividades.


“O curso capacita o produtor ou profissional para realização e manutenção básica ao invés de mandar para oficina e ficar com o trator parado, às vezes por dias. Além disso, proporciona um aumento de conhecimento sobre os vários recursos que o veículo oferece ao produtor na utilização na lavoura”, disse o instrutor Darci.



Já nos dias 04 a 06/09 aconteceu o curso de Eletricista Rural – Básico, ministrado pelo instrutor Alan Karnopp. Durante as 24 horas de capacitação, divididas entre teoria e prática, 08 alunos aprenderam conceitos de eletricidade, componentes básicos de instalações elétricas, tipos de instalações de condutores, manutenção de instalações, motores elétricos, pára-raios, normas de segurança e primeiros socorros. Fios, interruptores, conectores e lâmpadas foram alguns dos itens estudados.


“Os participantes aprenderam o básico da eletricidade rural, que será útil para as atividades diárias dentro das propriedades”, destacou Karnopp.


As capacitações foram gratuitas aos participantes, que receberão certificado de conclusão.

 

Informações à Imprensa:

Sindicato Rural NMT

Redação: Ana Cláudia Stumm

Fotos: Divulgação

Contato: 54 3332-1621

Site: sindiruralnmt@dgnet.com.br

Facebook/Instagram/Linkedin: @sindicatoruralnmt

Comments


Clique aqui para falar com a gente!
bottom of page