(54) 3332.1621 | (54) 98429-7166  -  sindiruralnmt@dgnet.com.br
Tempo nublado
27.01.2020

Prazo para opção da forma de pagamento do Funrural se encerra sexta

O Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural – Funrural – é o imposto de contribuição previdenciária pago pelos produtores rurais, incidente sobre a receita bruta proveniente da comercialização da produção rural ou sobre o valor bruto do produto negociado, e seu recolhimento é obrigatório.

A Lei 13.606/2018 prevê a possibilidade do produtor rural optar pelo pagamento do Funrural sobre a comercialização da produção ou sobre a folha de pagamento dos empregados. Esta opção pode ser realizada anualmente, no mês de janeiro, sendo irretratável para o restante do ano.

No caso do recolhimento sobre a comercialização, o percentual da contribuição é de 1,5% (1,2% funrural, 0,1% RAT e 0,2% Senar). O produtor que permanecer pagando sobre a comercialização sofrerá a incidência no momento da realização das vendas.

O pagamento sobre a folha de salários importa no percentual de 23% e a contribuição ao Senar continua sendo de 0,2% sobre o resultado da comercialização. O produtor que optar pelo recolhimento sobre a folha deverá apurar o valor mensalmente e efetuar o pagamento através da Guia de Previdência Social – GPS. Além disso, deve preencher uma declaração específica disponível no site da Receita Federal, com firma reconhecida, e apresentar às empresas adquirentes, a fim de evitar retenções no momento da comercialização.

É importante que os produtores rurais consultem o seu contador ou advogado, a fim de verificar qual a opção mais vantajosa para o pagamento desta contribuição, e realizem a definição até 31 de janeiro.

———————————

Material informativo elaborado pelo Senar em janeiro/2019, o qual segue em vigor:

Comunicado Técnico – Instrução Normativa nº 1.867 de 28012019

Comunicado Técnico 2